terapia manual

OSTEOPATIA

O que é?

O que é Osteopatia? É uma técnica de terapia manual que visa restabelecer o equilíbrio do corpo. Este método de tratamento é indicado principalmente para dores na coluna, tanto lombar, cervical ou torácica, dores na pelve, virilha e quadril, como também é indicado para dores nos ombros, joelhos e tornozelos. O mais interessante e gratificante dessa técnica são a rapidez dos resultados e a melhora significativa.

“(…) Um paciente que realiza tratamento com a Osteopatia passa a entender que as dores/doenças nada mais são que uma linguagem corporal que se estabelece na tentativa do órgão/tecido realizar uma função que não está sendo feita. Entendemos que as dores/doenças surgem após desequilíbrios: mecânicos (traumas, acidentes), nutricionais, posturais e/ou emocionais…”.

Prof. Danilo Ninello

OSTEOPATIA NO ESPORTE

A osteopatia contribui no tratamento de lesões decorrentes da prática esportiva, além de melhorar o desempenho do atleta como um todo através de um trabalho de reprogramação biomecânica e do sistema postural. A técnica já é difundida entre os atletas estrangeiros, porém é quase que desconhecida por nossos atletas.

A Osteopatia no Esporte consiste em uma metodologia própria de avaliação, diagnóstico e tratamento que utiliza apenas as mãos do terapeuta como ferramenta de trabalho, com o objetivo de restabelecer o equilíbrio de todas as estruturas corporais.

Uma forma de melhorar o desempenho do atleta é reprogramando o seu sistema postural, otimizando o gasto energético e evitando compensações biomecânicas prejudiciais. A principal indicação do tratamento é para qualquer tipo de dor, afinal, dor é o alarme do corpo e é o indicativo de que aquela estrutura está em desequilíbrio. Segundo Still, o princípio da osteopatia é que a estrutura governa a função.

Diversos atletas têm desvios posturais significativos que implicam em dor, restrição dos movimentos e compensações, ocasionando atitudes escolióticas, hiperlordoses e/ou hipercifoses.

Na maioria dos casos, após iniciar o tratamento osteopático, atletas relatarem alívio dos sintomas, uma melhora no sono, mais disposição para treinos, diminuição de tempo de conclusão de treinos (em casos de triatletas e corredores), movimentos mais livres, etc.

Existem outros recursos que, unidos à Osteopatia melhoram o desempenho do atleta, como palmilhas proprioceptivas, kinesio taping(bandagens neuromusculares), e recursos da fisioterapia ortopédica.